terça-feira, 11 de janeiro de 2011

 Cabelos crespos 


  Apesar da aparência de força, os cabelos crespos são, em geral, finos, ressecados e a curvatura dos fios fazem com que se quebrem ao manuseá-los.
  Antes de sair por aí comprando produtos para usar em seus cachos, descubra qual é o tipo de seu cabelo crespo. Existem quatro tipo: o sem definição, o crespíssimo, o crespo com volume e o crespo sem volume e cada um tem características próprias e requer uma rotina específica de cuidados.
  Os cabelos crespos sem definição são lisos no trecho perto da raiz e crespo no comprimento e nas pontas. Em alguns casos, os fios ficam frisados, parecendo uma molinha arrepiada. Nunca forma cachos definidos.
  Os crespíssimos tem bastante volume, cachos bem pequenos (tipo carapinha) ou maiores.
  Os crespos com volume ou sem volume podem ter os fios finos ou grossos. Há os que tem partes muito enrolados e outras onduladas, sem definição. A diferença básica entre os dois está no volume dos cabelos.
  Segundo boa parte dos sites pesquisados e de cabeleireiros conhecidos, os cabelos crespos tem a tendência natural de se ressecarem. Por serem enrolados, a lubrificação fabricada pelo couro cabeludo, no geral, não chega até as pontas. Resultado disso: cachos sem brilho e ressecados.
  Assumir os crespos e garantir uma aparência saudável,  requer muitos cuidados. Segue alguns:
1. Hidratação - cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente.
2. Alimentação - Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água.
3. Corte - a principal arma contra o volume excessivo é o corte, além de proporcionar remoção das pontas ressecadas.
4. Lavagem - lave os fios apenas com água morna. A água muito quente resseca ainda mais os fios. Invista em xampus sem sal, específicos para cabelos crespos. Não esqueça do condicionador, pois ele hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios.
5. Massagem - durante a lavagem, massageie o couro cabeludo. A massagem estimulará a produção do sebo capilar que protege os fios além de uma melhor higienização.
6. Pentear - depois de lavar e enxaguar os fios, use pente de dentes largos para desembaraçar ou seus próprios dedos. Utilize também o Leave-in (creme sem enxague) nas pontas. Evite penteá-los secos.
7. Secar - deixe-os secar naturalmente. Pode-se usar spray intensificador de brilho. Depois de secos, para retirar os fios arrepiados, pode-se usar finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário