quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como fazer a progressiva durar mais ?

     Mulheres que sofrem com cabelos rebeldes já se renderam faz tempo à escova progressiva. A técnica garante fios lisos e comportados sem agredir tanto a estrutura do cabelo. Mas alguns tipos de progressiva têm prazo de validade curtinho, nos obrigando a voltar ao salão com certa regularidade.
Para ajudar a mulherada a manter os fios lisinhos por mais tempo, a revista Anamaria fez uma lista com algumas dicas para fazer a progressiva durar mais. Confira quais são as dicas:

1. Modere na lavagem:
Dependendo do tipo de escova que você fez, aguarde 48 horas para fazer a primeira lavagem. Confirme isso com seu cabeleireiro para não comprometer o resultado.

2. Lave em dias alternados. A progressiva cria uma espécie de capa sobre os fios, que dura de 30 a 40 lavagens. Assim, quanto mais lavar o cabelo, mais rápido ela some.

3. Ganhe força extra.  Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Esses dois tratamentos ajudam a manter a escova por mais tempo, porque fecham as escamas dos fios.

4. Capriche na hidratação. Ela dá movimento aos fios e sela as cutículas capilares, prolongando o efeito liso. Prefira as máscaras nutritivas, com vitaminas.

5. Uma vez por semana, faça uma máscara caseira. Depois de lavar e condicionar, aplique mel nas pontas dos fios e envolva-os em papel-alumínio, com o lado brilhante voltado para dentro. Deixe agir por 30 minutos e enxágue. Em seguida, aplique um creme de pentear redutor de volume.

6. Atenção ao Shampoo.  Lave o cabelo com Shampoo suave, de preferência sem sal. Isso ajuda a manter a cutícula dos fios fechada. E fuja do antirresíduos para a escova não escorrer pelo ralo.

7. Confira na embalagem o pH do seu shampoo! Levemente ácido (entre 4,5 e 5,5) é o mais indicado. Já o alcalino abre as escamas e elimina o produto usado no tratamento.

8. Aposte nos xampus e condicionadores de efeito liso. Eles são suaves e formam uma película protetora sobre os fios, proporcionando um efeito liso duradouro.

9. O secador esta liberado. Quem faz a progressiva quer ter os fios lisos sem fazer escova. Mas, em vez de deixá-los secar naturalmente, ajude com o secador. Como a progressiva é um tratamento termoativado, o uso do calor reforça a ação do produto nos fios. E, com isso, seu liso dura muito mais!

10. Prefira o secador com turmalina. O mineral ajuda a manter os fios lisos e saudáveis por mais tempo.

11. Não exagere nas tinturas. Se você tinge o cabelo, atenção. Faça a coloração apenas com um intervalo mínimo de quinze dias, antes ou depois de ter realizado a progressiva.

12. Use esta loção caseira!O couro cabeludo em geral fica mais oleoso após a progressiva. Para evitar a lavagem diária, faça essa loção caseira: ferva 1 xíc. (chá) de folhas de hortelã frescas, 1 xíc. (chá) de água mineral e o suco de um limão por 5 minutos. Deixe esfriar. Ponha num borrifador plástico. Aplique da raiz às pontas no cabelo lavado. Deixe por 10 minutos e enxágue.

13. Proteja os fios do calor.  Antes de secar, lembre-se de proteger os fios com um creme leave-in (sem enxágue) com proteção térmica. Isso evita que as escamas dos fios se abram e o efeito da progressiva acabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário